HOSPITAL DE ONCOLOGIA DO MARANHÃO DR. TARQUÍNIO LOPES FILHO

O Outubro Rosa

Diretoria ABEAS do Hospital de Oncologia do Maranhão Dr. Tarquínio Lopes Filho

O Outubro Rosa é uma campanha anual de combate ao câncer de mama. Criada na década de 1990, a campanha tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce, compartilhando informações e proporcionando mais acesso ao diagnóstico e ao tratamento da doença.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres no Brasil, atrás apenas do câncer de pele, correspondendo a 29% dos novos casos da doença ao ano. Por isso, o diagnóstico precoce é fundamental e aumenta as chances de cura do câncer de mama.
Dada a importância sobre o tema a Secretária Estadual de Saúde do Estado do Maranhão (SES/MA), realizou a abertura oficial, hoje dia 11 de outubro, a Campanha Outubro Rosa com o tema: Seja você, por você e para você. Previna-se.

O evento oficial deu o seu início com a presença de diversas Autoridades e Lideranças da Atenção a Saúde Especializada do Maranhão, a qual conta com unidades hospitalares especializadas no diagnóstico, tratamento e rastreamento do câncer de mama e diversas outras neoplasias. Em especial, o Hospital de Oncologia do Maranhão gerido pela Associação Brasileira de Entidades de Assistência Social – ABEAS, em parceria com a SES/MA onde realiza campanhas de rastreamento do Câncer de Mama o ano inteiro. Um exemplo é a disponibilidade do exame de Mamografia totalmente gratuito para mulheres acima de 40 anos com intuito de estabelecer um diagnóstico precoce e um desfecho de sucesso para o tratamento do câncer de Mama.

Prêmio Bisturi de Ouro 2022

Dra. Ingrid Araujo Consolaro recebe o Prêmio Bisturi de Ouro 2022

No último dia 24/06, aconteceu no Palazzo Eventos, no bairro do Aracagy, a entrega do Prêmio Bisturi de Ouro 2022. Esta é uma iniciativa da Revista Saúde News, publicação que está há mais de vinte anos no mercado. A premiação chega ao vigésimo ano com a intenção de valorizar cirurgiões que se destacam em suas especialidades.
É com muito prazer que parabenizamos a Dra. Ingrid Araujo Consolaro por ter sido uma das médicas premiadas este ano. Esta é a primeira vez que uma médica bucomaxilofacial do Maranhão recebe esse prêmio.
Temos muito orgulho da sua trajetória e seu profissionalismo. É uma honra tê-la em nosso corpo clínico.

Arraial do Hospital de Oncologia do Maranhão - 2022

Em clima de celebração e muita alegria o Arraial do Hospital de Oncologia do Maranhão apresenta no mês de Junho um verdadeiro “resignificado das festividades juninas”, acolhimento e muita, muita alegria. Apresentações de grandiosas expressões culturais do Estado estiveram em nossa unidade doando um pouco de sua arte e dedicação, em troca de sorrisos, aplausos e a felicidade estampada na face dos pacientes que, por motivo de tratamento, não podem deixar a unidade. O São João do Maranhão invadiu os corredores e a animação foi garantida. A música por si só já possui um efeito terapêutico, mas trazer suas tradições, sotaques e indumentárias deixam o processo de tratamento, mas brando e propício para o enfretamento, ratifica Dr. Sérgio Catardo, Diretor Geral do Hospital de Oncologia do Maranhão. E enfatiza “Não medimos esforços para ver a satisfação estampada em nossos pacientes e colaboradores, o intuito dessa gestão é ter um aproximação e oferecer uma assistência humanizada e de qualidade”.

O Hospital de Oncologia do Maranhão Dr Tarquínio Lopes Filho é uma unidade hospitalar gerida pela Associação Brasileira de Entidades de Assistência Social em parceria com a Secretária Estadual de Saúde do Estado do Maranhão.

#sãojoãodomaranhao #cultura #expressaocultural #bumbaboidomara #maranhaomeutesouromeutorrao #saudeemprimeirolugar #trabalhadorfeliz #valorizado #abeas.maranhao #saudedotrabalhador #colaboradores #feliz #saudegovma #governoma #nep #humanização #humanity #health #healthy

A Saúde Mental

A saúde mental define o nosso bem estar emocional, psicológico e social. Afeta a maneira como pensamos, sentimos e agimos quando enfrentamos a vida. Também ajuda a determinar como lidamos com o estresse, nos relacionamos com os outros e tomamos decisões. Desse modo, preocupado com saúde mental de todos os colaboradores, o Instituto ABEAS em parceira com a Secretária Estadual de Saúde, recebeu o “Projeto Florescer” cujo objetivo é promover aos serviços de saúde da rede estadual medidas de prevenção do adoecimento psíquico a fim de propiciar saúde e qualidade de vida aos colaboradores das unidades da rede estadual de saúde. Vários serviços foram disponibilizados dentre eles Auriculoterapia, Tai Chi, Ventosaterapia e outras, todas com intuído propiciar um momento de instrospecção a fim de gerar o autocuidado e evitar lesões musculoesqueléticas. Foi lançada a semente e a partir de agora é cultivar para “florescer”, vários setores da unidade já realizam práticas integrativas. Agora é multiplicar. Agradecimento a essa iniciativas. O Hospital de Câncer de Oncologia do Maranhão Dr Tarquínio Lopes Filho é uma unidade hospitalar gerida pela Associação Brasileira de Entidades de Assistência Social em parceria com a Secretária Estadual de Saúde do Estado do Maranhão.

#saudeemprimeirolugar #trabalhadorfeliz #valorizado #abeas.maranhao #saudedotrabalhador #colaboradores #feliz #saudegovma #governoma #nep #humanização #humanity #health #healthy

No dia 22 de junho de 2022, os residentes da Casa de Apoio anexo do Hospital de Oncologia do Maranhão Dr. Tarquínio Lopes Filho) acordaram com as expectativas à flor da pele

Com decorações criadas pelos próprios pacientes e com direcionamento terapêutico da Equipe multiprofissional, as festividades juninas ganharam cores e expressão típicas dos inúmeros arraiais espalhados em toda cidade. Ao som da zabumba e das matracas a cultura maranhense ganhou forma e emoção nas toadas do musicista Chico Newman e, com a participação de todos os presentes, o clima da Casa de Apoio ficou mais leve e acolhedor aos que além de realizarem tratamento oncológico estão longe da sua terra natal. Segundo o Coordenador da Casa de Apoio, Paulo Ferreira, as atividades alusivas às festas juninas são meios encontrados para deixar um clima de acolhimento e humanização para enfrentar os desafios que tratamento oncológico impõe. E por fim, enfatiza: “A importância dessas atividades é trazer um momento de descontração para os pacientes enquanto aguardam os procedimentos agendados no hospital e renovam os ânimos para enfretamento dos tratamentos impostos”.

O Hospital de Oncologia do Maranhão Dr. Tarquínio Lopes Filho do Estado do Maranhão é uma unidade hospitalar gerida pela Associação Brasileira de Entidades de Assistência Social em parceria com Secretária de Saúde do Estado do Maranhão.

O Aniversário

O aniversário é sempre uma data muito especial e esperada por todos nós. Comemora a data do nosso nascimento envolve prazer e fraternidade em todos que participam e entregam votos de felicidades ao aniversariante. É ter a chance de fazer novos amigos, ajudar mais pessoas, aprender e ensinar novas lições, superar dores e resolver velhos problemas. É ser reconhecido(a), é se sentir valorizado(a), é se sentir destemido(a) para enfrentar os desafios. Assim foi o projeto Aniversariantes do Mês uma proposta que tem por objetivo valorizar e integrar as ações dos nossos colaboradores. O parabéns foi Coletivo👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾 Felicidades à todas as pessoas que deixam sua contribuição em prol de uma assistência humanizada e acolhedora.
O Hospital de Oncologia do Maranhão Dr Tarquínio Lopes Filho é uma unidade hospitalar gerida pela Associação Brasileira de Entidades de Assistência Social em parceria com a Secretária Estadual de Saúde do Estado do Maranhão. #saudeemprimeirolugar #trabalhadorfeliz #valorizado #abeas.maranhao #saudedotrabalhador #colaboradores #feliz #saudegovma #governoma #nep #humanização #humanity #health #healthy.

A Segurança é algo fundamental

É uma educação que nos previne de danos físicos, melhora os processos de trabalho e direciona a perfeita aplicação de protocolos e fluxos de serviços. Com esses objetivos o NEP ( Núcleo de Educação Permanente) e o NSP (Núcleo de Segurança do Paciente) do Hospital de Câncer do Maranhão apresentou o tema Segurança do Paciente nas 06 (Seis) Metas Internacionais semeando nos ouvintes a necessidade de sempre prestar um serviço de excelência e segurança para para usuários e colaboradores.
Inicialmente, aos Setores de Apoio e Administrativos deram início aos ciclos de palestras com terá alcance em toda unidade.
O Hospital de Câncer do Estado do Maranhão é uma unidade hospitalar gerida pela Associação Brasileira de Entidades de Assistência Social-ABEAS em parceria com a Secretária Estadual de Saúde do Estado do Maranhão.

Capacitação em Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes

Com o lema "Doar órgãos é vencer o tempo", a Central Estadual de Transplantes, vinculada à Secretária Estadual de Saúde realizou no Hospital de Câncer do Estado do Maranhão nos dias 07, 08 e 09 de junho a Capacitação em doações de órgãos e tecidos para transplantes, tendo como objetivo conscientizar acerca da importância do ato de doar órgãos

Além de promover educação continuada, a capacitação foi o primeiro passo para a implantação da Comissão Intra-Hospitalar para Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes CIHDOTT do Hospital de Câncer do Maranhão sendo, portanto, um marco histórico que sem apoio da Secretária Estadual de Saúde não seria possível. Com a implantação dessa comissão sobe o número de unidades hospitalares credenciadas para captação de órgãos e tecidos obedecendo todos os preceitos éticos e legais.
O Hospital de Câncer do Estado do Maranhão Dr Tarquínio Lopes Filho é uma unidade hospitalar gerida pela Associação Brasileira de Entidades de Assistência Social em parceria com a Secretária Estadual de Saúde do Estado do Maranhão. #governoma #abeas #abeas.ma #orgaosetecidos #transplantes #CIHDOTT #susparatodos #hospitadecancerdoma #sesma #susquedacerto #avidanaopodeparar.

O Hospital de Câncer do Estado do Maranhão Dr. Tarquínio Lopes Filho já está no clima das festividades juninas - 2022

Várias atrações são esperadas com intuito de levar bem estar e acolhimento aos pacientes e colaboradores. E com essa proposta, a unidade lança mão da música como uma das ferramentas para alívio e enfrentamento aos tratamentos oncológicos. Ancora-se na possibilidade de efeitos bio-psico-socio-espirituais, tais como reduzir a dor, diminuir o sentimento de solidão, trazer relaxamento físico e conforto espiritual. Momento mais que oportuno para reavivar os festejos juninos com ações musicais nos corredores do Hospital e Casa de Apoio.
O Hospital de Câncer do Estado do Maranhão Dr Tarquínio Lopes Filho é uma unidade hospitalar gerida pela Associação Brasileira de Entidades de Assistência Social.

IX SEMANA DE ENFERMAGEM DO HOSPITAL DE CÂNCER DO MARNHÃO.
DR. TARQUINIO LOPES FILHO

O Evento acontecerá nos dias 12 a 20 de maio de 2022, onde abordaremos como tema : “ A VALORIZAÇÃO E O AUTO CUIDADO COMO IMPERATIVO ÉTICO.” , com objetivo demonstrar a importância da saúde mental e física no ambiente de trabalho da nossa equipe de enfermagem, propiciando acolhimento espiritual, terapias integrativas, rodas de conversas, palestras motivacionais, momentos de beleza, musicalidade e distribuição de brindes.

Na manhã desta quinta-feira (05/05), os Diretores e o Serviço Social do Hospital de Câncer do Maranhão, que o Instituto ABEAS gerencia em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) em São Luís, estiveram em reunião com a Central Estadual de Transplante do Maranhão (CET-MA) para alinhamento e implantação da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos -CIHDOTT. Com esta parceria, o Hospital Câncer estará contribuindo diretamente para diminuição da fila de espera por um transplante de órgãos. O Diretor Geral Sérgio Catardo, enfatizou a importância de trabalhar em conjunto e abraçar essa causa como missão de vida.

Em alusão ao período carnavalesco, o Coral Canta Geral anima manhã de pacientes e acompanhantes da Casa de Apoio do Hospital de Câncer do Maranhão

Máscaras de Carnaval, sombrinhas de frevo, muito confetes, música ao vivo, pacientes e acompanhantes muito entusiasmados. Assim foi a manhã de Carnaval do dia 23 de fevereiro da Casa de Apoio do Hospital de Câncer do Maranhão, unidade de saúde, gerenciada pelo Instituto ABEAS em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).
O evento contou com a participação de 26 pessoas e teve como objetivo valorizar nossa cultura e trazer diversão para os nossos pacientes que já possuem uma vida muito difícil na luta contra o Câncer, como conta o Coordenador da Casa de Apoio, Paulo Ferreira:
“A ida do Coral à Casa de Apoio nesse período festivo representou um momento de alegria diante de tantos desafios que os pacientes oncológicos precisam enfrentar durante o longo período do tratamento longe de suas cidades. Trazer o coral até eles é uma forma de fazer com que sintam o clima de casa, da família, dos amigos, dos momentos juntos. Teve um valor inestimável para eles”.
A decoração ficou por conta da equipe multiprofissional da Casa de Apoio e as marchinhas de carnaval ficaram a cargo do Coral Canta Geral, composto pelo Professor de música Chico Newman e pelos profissionais de saúde do próprio Hospital. Além de música e animação, no final do evento teve distribuição de lanche.